PROJETO

COLCHA DE RETALHO

A Colcha de Retalhos é um projeto de abrangência nacional da Associação Mães da Resistência e opera desde a sua fundação. Consiste na criação de espaços coletivos, amorosos e seguros de acolhimento, troca e orientação. Em reuniões quinzenais, que acontecem de forma online, apresentamos perguntas, fazemos comentários e dividimos dificuldades e ganhos especialmente em relação à nossa condição de mães de pessoas LGBTQIAPN+. Nestes encontros, recebemos orientações preciosas de pessoas parceiras e profissionais da Medicina: Dra. Betinha Fernandes, Dra. Vivian Borgert, Dr. Altamiro Vilhena, Dr. João Victor Cordeiro e Dra. Jaqueline Souza. Com a presença de outras pessoas convidadas, também nos reunimos algumas vezes em torno de temas específicos, e recebemos informações e orientações para nossas vivências.

Dra. Betinha Fernandes

 

Pediatra e hebiatra, Médica Psicoterapeuta de base analítica, Doutora em Saúde Materno Infantil, Professora Coordenadora de Medicina de Adolescentes da UniNassau PE, Membra do GT de Saúde Digital e de Medicina de Adolescentes da SBP e da Sopepe, Médica Voluntária do grupo Mães da Resistência de PE.

Dra. Jaqueline Souza

 

Médica de Família e Comunidade, Especialista em Endocrinologia e Sexologia e Sexualidade Humana; Curso de Capacitação em Saúde LGTBQIAPN+ Pelo Instituto Saudiversidade.

Dra. Vivian Borgert

 

Médica Clínica Geral, Mulher trans e lésbica. Atende todas as pessoas com acolhimento, carinho e de forma integral e humana nos diversos aspectos da saúde física e mental, doenças agudas e crônicas e aspectos específicos da saúde LGBTQIAPN+, com um carinho especial com as pessoas trans e não binárias. Atende presencialmente no Rio de Janeiro e por teleconsulta para todo o Brasil. Trabalhou 20 anos como Engenheira, tem Doutorado em Engenharia e já foi Professora de Ensino Superior em Engenharia. Atua como colaboradora no projeto Travessias voltado à saúde mental da população Trans no Instituto de Psiquiatria da UFRJ. É parceira das Mães da Resistência.

Dr. Altamiro Vilhena

 

Pediatra e hebiatra, Mestre em IST (UFF), Especialista em Violência contra Crianças e Adolescentes e Psiquiatra da Infância e Adolescência. Atua em CAPS Infantojuvenil, Médico voluntário do grupo Mães da Resistência, Coordenador Nacional de Saúde Mental dos Escoteiros do Brasil.

Dr. João Victor

 

Médico pela UPE, Possui Residência de Clínica Médica no Hospital Agamenon Magalhães (PE), Especialista em Hebiatria no Albert Einstein (SP), Professor da disciplina Saúde de Adolescentes na UniNassau PE, Consultor de Gênero e Sexualidade e Parceiro do Mães da Resistência.

.......................................................................................................................................................................................................................................

todos os direitos @mãesdaresistência 2019